SOBRE

Antonia Benedita Teixeira Fundadora da ESS

WhatsApp Image 2020-12-05 at 21.30.01.jp

Antonia Benedita Teixeira, nasceu em março de 1967, em Gonçalves Dias MA (Brasil).Viveu sua infância em Anápolis GO, um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Situada no Planalto Central Brasileiro. Seus pais, Artur Benedito Teixeira e Sofia Maria Teixeira, tiveram ainda Francisco Benedito Teixeira, codinome, Siné e Gilson Benedito Teixeira. Seu pai faleceu em 1974, e foi sua mãe quem ficou responsável pelos filhos, incluindo a educação.

Com 14 anos, a convite de seu irmão Siné, muda-se com sua mãe e seu irmão Gilson, para a cidade de Florianópolis onde completou o ginásio, casou-se aos 21 anos de idade com Aldo Pereira Filho. Em 1990 nasce sua única filha: Adriana Pereira.

Licenciou-se em 2012 em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera. Em 2018 conclui o curso de Pós graduação em Psicodrama Socioeducacional pela escola Locus de Psicodrama (Florianópolis), cuja monografia resultou no livro Habilidades socioemocionais na Educação pela editora Appris.

Em 2020 participa como membro do Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq Resolução Científica de Conflitos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa como colaboradora do Comitê Técnico Científico da Defesa Civil - CTC DC-SC (2020).

Em paralelo ao casamento e vida doméstica, iniciou sua carreira artística, primeiro como figurinista do espetáculo Vila Lobos e as Iaras (1994) sob a direção de Marcopolo (RJ), foi um projeto apoiado pelo CIC e, desde então se dedica ao teatro convencional bem como ao teatro educação e suas possibilidades na educação.  Fundadora e diretora da Ribalta Escola de Atores em Florianópolis (1996), Vice-presidente da Associação Teatral Eternos Aprendizes (1996). Desenvolve atividades profissionais de produção cultural com espetáculos, cursos e workshops para formação de atores com diretores consagrados do teatro e da televisão brasileira.


Dentre seus projetos destacam-se: Mais Cultura nas Escolas; Teatro Educação; Drama na Sala de Aula (Escolas Públicas Estaduais e Municipais); O Boi e o Burro no Caminho de Belém (Município de Manoel Ribas-PR e Florianópolis); e, a Brinquedoteca da Escola de Educação Básica Antônio Francisco Machado em São José-SC.


No âmbito de projetos de extensão universitária, realizou: Projeto de Extensão através da UFSC: Sociodramas de Saúde e Bem-Estar: Investindo na Melhoria da Qualidade de Vida (Campeche-SC); Sociodramas para Formação de Lideranças em Comunidades em Áreas de Risco; Sociodramas para Formação de Equipes para Startups; Sociodramas com Gestores de Proteção e Defesa Civil no Estado de Santa Catarina.


Atualmente dedica-se à pesquisa sobre desenvolvimento de habilidades socioemocionais numa perspectiva sociodramática com alunos e profissionais da educação, de empresas e instituições públicas e não governamentais. Visando dar novas respostas ao fazer teatral, atualmente vem aprofundando seus estudos em sociodrama (uma forma de fazer o teatral no aqui e agora) o qual tem suas raízes no teatro convencional. Autora do livro Habilidades Socioemocionais na Educação, onde utiliza de sua expertise em teatro para romper barreiras e encontrar novos sentidos para a cena teatral dando razão para a sua real necessidade.